A possibilidade de requerer os benefícios previdenciários diretamente pela internet veio para revolucionar a área do direito previdenciário. A grande promessa era que os processos seriam agilizados e os pedidos analisados em um tempo menor.
Mas a realidade da implementação foi bem diferente. De fato ficou mais fácil para os segurados, mas a análise não sofreu nenhuma diferença, há inclusive quem sustente que passou a demorar ainda mais.
Nesse cenário, vamos explicar um pouco mais sobre como funciona o Meu INSS e o que há de novo nesse portal.
O que é o portal Meu INSS?
O Portal Meu INSS nada mais é do que uma agência online do INSS, ou seja, um local que recebe os requerimentos dos segurados de forma muito semelhante à agência física. Esse serviço veio para desafogar as agências e facilitar a vida do segurados.
O acesso é muito intuitivo e prático, bastando preencher os dados essenciais e seguir as instruções que o próprio portal vai indicando. Para demonstrar a realidade dos fatos narrados, basta anexar a documentação necessária no próprio portal.
Recentemente o canal online passou por algumas mudanças e hoje vamos falar um pouco mais sobre elas.
O que há de novo no Meu INSS?
A primeira mudança foi no visual do portal, que ficou um pouco mais moderno e ainda mais intuitivo. Segundo informações do próprio INSS, o portal atende aos padrões internacionais de acessibilidade.
Na tela inicial do portal há opção de fazer o login já criado ou criar um novo, se inscrevendo no INSS ou criando uma senha. Alguns serviços podem ser realizados sem senha também, como é o caso de agendamento e solicitações, agendamento de perícia médica (para o caso de pedido de auxílio-doença), emitir guia de pagamento, comunicar um acidente de trabalho, consultar o calendário de pagamento, verificar a autenticidade de alguns documentos e encontrar uma agência física mais próxima, entre outros.
É possível, ainda, que o segurado faça uma simulação de aposentadoria, sendo que o próprio portal indica o resultado para a aposentadoria por idade e por tempo de contribuição.
Uma reclamação recorrente dos segurados, dizia respeito à dificuldade de acesso no Meu INSS, tanto no portal como no aplicativo para celular. Como a intenção do serviço era justamente facilitar esse acesso, algumas mudanças foram necessárias e muito desejadas.
Na hipótese de problemas na navegação ou outras experiências que dificultem o acesso a informações necessárias, é possível realizar uma reclamação no próprio portal.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Advogado Especialista em Previdência de Joinville / SC
OAB: SC 32.223
Especialista na defesa dos trabalhadores