BLOG

Conheça a nova versão do Meu INSS.

A possibilidade de requerer os benefícios previdenciários diretamente pela internet veio para revolucionar a área do direito previdenciário. A grande promessa era que os processos seriam agilizados e os pedidos analisados em um tempo menor.

Mas a realidade da implementação foi bem diferente. De fato ficou mais fácil para os segurados, mas a análise não sofreu nenhuma diferença, há inclusive quem sustente que passou a demorar ainda mais.

Nesse cenário, vamos explicar um pouco mais sobre como funciona o Meu INSS e o que há de novo nesse portal.

O que é o portal Meu INSS?

O Portal Meu INSS nada mais é do que uma agência online do INSS, ou seja, um local que recebe os requerimentos dos segurados de forma muito semelhante à agência física. Esse serviço veio para desafogar as agências e facilitar a vida do segurados.

O acesso é muito intuitivo e prático, bastando preencher os dados essenciais e seguir as instruções que o próprio portal vai indicando. Para demonstrar a realidade dos fatos narrados, basta anexar a documentação necessária no próprio portal.

Recentemente o canal online passou por algumas mudanças e hoje vamos falar um pouco mais sobre elas.

O que há de novo no Meu INSS?

A primeira mudança foi no visual do portal, que ficou um pouco mais moderno e ainda mais intuitivo. Segundo informações do próprio INSS, o portal atende aos padrões internacionais de acessibilidade.

Na tela inicial do portal há opção de fazer o login já criado ou criar um novo, se inscrevendo no INSS ou criando uma senha. Alguns serviços podem ser realizados sem senha também, como é o caso de agendamento e solicitações, agendamento de perícia médica (para o caso de pedido de auxílio-doença), emitir guia de pagamento, comunicar um acidente de trabalho, consultar o calendário de pagamento, verificar a autenticidade de alguns documentos e encontrar uma agência física mais próxima, entre outros.

É possível, ainda, que o segurado faça uma simulação de aposentadoria, sendo que o próprio portal indica o resultado para a aposentadoria por idade e por tempo de contribuição.

Uma reclamação recorrente dos segurados, dizia respeito à dificuldade de acesso no Meu INSS, tanto no portal como no aplicativo para celular. Como a intenção do serviço era justamente facilitar esse acesso, algumas mudanças foram necessárias e muito desejadas.

Na hipótese de problemas na navegação ou outras experiências que dificultem o acesso a informações necessárias, é possível realizar uma reclamação no próprio portal.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat