Chegar na etapa da vida em que começamos a pensar em aposentadoria é um misto de sentimentos, mesclando a sensação de expectativa de finalmente se aposentar, com o cansaço de anos de trabalho e dedicação.
No entanto, é preciso agir pela razão e não deixar a emoção dominar nesse momento, afinal de contas, é algo para a vida toda. O planejamento nesse momento é a palavra-chave para o sucesso.
Seguindo as dicas abaixo, ficará muito mais fácil de seguir em frente e acelerar o processo junto ao INSS.
Considere a realização de um planejamento previdenciário
Pode parecer exagero, mas o planejamento previdenciário pode fazer milagres! É uma ótima escolha para saber qual o melhor benefício a ser solicitado e o melhor momento para fazê-lo. Ele geralmente é realizado por um profissional especialista em direito previdenciário que irá analisar minuciosamente as contribuições do segurado.
Na sequência, após uma varredura total da vida previdenciária do trabalhador, o profissional irá realizar uma comparação entre os benefícios previdenciários oferecidos para chegar a melhor escolha.
Mas não apenas isso, é possível analisar também qual o melhor momento para realizar o pedido junto ao INSS, tendo em vista que alguns meses de contribuição previdenciária a mais podem fazer muita diferença.
Essa é a primeira dica para ter o melhor benefício e consegui-lo de forma rápida.
Busque informações a respeito da modalidade a ser solicitada
Quando a modalidade de aposentadoria a ser requerida for escolhida, é hora de se informar corretamente a seu respeito, para não ter imprevistos.
Passar por todo o processo e chegar lá na frente e descobrir que algo precisava ser feito, só atrasará a análise do processo. A dica é se informar com antecedência e de forma segura e completa!
Se atente a documentação
Se o segurado já escolheu a modalidade de aposentadoria e se informou sobre ela, é hora de começar a preparar a documentação a ser apresentada junto ao INSS. Essa é a etapa mais importante do processo, pois é a documentação que irá comprovar a qualidade de segurado, as contribuições previdenciárias e todas as demais informações pertinentes da pessoa que requererá.
Muitos segurados acabam atrasando o processo de solicitação da aposentadoria nessa etapa, tendo em vista que na hora da realização do pedido falta documentação e é preciso providenciar no prazo estabelecido pelo INSS.
Isso nem sempre é bom, pois além de atrasar o processo de análise da aposentadoria, só serve para deixar o segurado ainda mais ansioso e nervoso.
Isso nos leva a última dica, mas não menos importante.
Prepare a documentação com antecedência
Essa é a dica de ouro para acelerar o processo de análise e deferimento do processo de aposentadoria. Muitas vezes na ânsia de realizar logo o pedido junto ao INSS, os segurados acabam negligenciando na preparação da documentação e isso pode atrasar – e muito – a análise do pedido.
É preciso pensar em todos os cenários possíveis e sempre pecar pelo excesso. O INSS nem sempre é previsível e, vez ou outra, acaba por requerer uma documentação extra ao segurado.
Por isso, o melhor a se fazer é juntar a documentação da forma mais completa possível, não deixando brechas para que nova documentação venha a ser pedida. Isso fará com que o processo avance um pouco mais rápido que os demais.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Advogado Especialista em Previdência de Joinville / SC
OAB: SC 32.223
Especialista na defesa dos trabalhadores