BLOG

Como acelerar o seu processo no INSS?

Chegar na etapa da vida em que começamos a pensar em aposentadoria é um misto de sentimentos, mesclando a sensação de expectativa de finalmente se aposentar, com o cansaço de anos de trabalho e dedicação.

No entanto, é preciso agir pela razão e não deixar a emoção dominar nesse momento, afinal de contas, é algo para a vida toda. O planejamento nesse momento é a palavra-chave para o sucesso.

Seguindo as dicas abaixo, ficará muito mais fácil de seguir em frente e acelerar o processo junto ao INSS.  

Considere a realização de um planejamento previdenciário

Pode parecer exagero, mas o planejamento previdenciário pode fazer milagres! É uma ótima escolha para saber qual o melhor benefício a ser solicitado e o melhor momento para fazê-lo. Ele geralmente é realizado por um profissional especialista em direito previdenciário que irá analisar minuciosamente as contribuições do segurado.

Na sequência, após uma varredura total da vida previdenciária do trabalhador, o profissional irá realizar uma comparação entre os benefícios previdenciários oferecidos para chegar a melhor escolha.

Mas não apenas isso, é possível analisar também qual o melhor momento para realizar o pedido junto ao INSS, tendo em vista que alguns meses de contribuição previdenciária a mais podem fazer muita diferença.

Essa é a primeira dica para ter o melhor benefício e consegui-lo de forma rápida.

Busque informações a respeito da modalidade a ser solicitada

Quando a modalidade de aposentadoria a ser requerida for escolhida, é hora de se informar corretamente a seu respeito, para não ter imprevistos.

Passar por todo o processo e chegar lá na frente e descobrir que algo precisava ser feito, só atrasará a análise do processo. A dica é se informar com antecedência e de forma segura e completa!

Se atente a documentação

Se o segurado já escolheu a modalidade de aposentadoria e se informou sobre ela, é hora de começar a preparar a documentação a ser apresentada junto ao INSS. Essa é a etapa mais importante do processo, pois é a documentação que irá comprovar a qualidade de segurado, as contribuições previdenciárias e todas as demais informações pertinentes da pessoa que requererá.

Muitos segurados acabam atrasando o processo de solicitação da aposentadoria nessa etapa, tendo em vista que na hora da realização do pedido falta documentação e é preciso providenciar no prazo estabelecido pelo INSS.

Isso nem sempre é bom, pois além de atrasar o processo de análise da aposentadoria, só serve para deixar o segurado ainda mais ansioso e nervoso.

Isso nos leva a última dica, mas não menos importante.

Prepare a documentação com antecedência

Essa é a dica de ouro para acelerar o processo de análise e deferimento do processo de aposentadoria. Muitas vezes na ânsia de realizar logo o pedido junto ao INSS, os segurados acabam negligenciando na preparação da documentação e isso pode atrasar – e muito – a análise do pedido.

É preciso pensar em todos os cenários possíveis e sempre pecar pelo excesso. O INSS nem sempre é previsível e, vez ou outra, acaba por requerer uma documentação extra ao segurado.

Por isso, o melhor a se fazer é juntar a documentação da forma mais completa possível, não deixando brechas para que nova documentação venha a ser pedida. Isso fará com que o processo avance um pouco mais rápido que os demais.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat