BLOG

Como conseguir a aposentadoria antes da Reforma da Previdência?

Para conseguir se aposentar antes da aprovação da Reforma da Previdência você precisa ter preenchido todos os requisitos de alguma das modalidades de aposentadoria vigentes ou estar a menos de dois anos do prazo fatal para atingir esses requisitos.

Isso porque, após a aprovação, somente será possível requerer o benefício da aposentadoria se você estiver disposto a se adequar às novas regras ou as regras de transição.

Vamos conhecer melhor os requisitos de cada modalidade de aposentadoria:

Aposentadoria por idade: é necessário ter atingido o tempo mínimo de contribuição + idade mínima

Para ter direito à Aposentadoria por Idade, o tempo mínimo de contribuição é de 15 anos, sendo que além de preencher esse requisito é preciso que o segurado atinja a idade mínima de 65 anos para os homens e de 60 anos para as mulheres. 

Para requerer o benefício da aposentadoria, é necessário que esses dois requisitos sejam alcançados até a data da Reforma.

Aposentadoria por tempo de contribuição: é necessário ter atingido o tempo mínimo de contribuição

Outra modalidade de aposentadoria é conhecida como Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Nesse caso, é exigido 35 anos de contribuição para homem e 30 anos de contribuição para mulher. 

Se o segurado atingir esse tempo de contribuição, terá direito ao benefício da aposentadoria. É importante lembrar que essa modalidade de aposentadoria deixará de existir com a Reforma da Previdência.

Aposentadoria pela regra dos pontos: é necessário somar a idade + tempo de contribuição e atingir uma média

Por fim, na aposentadoria pela regra dos pontos, é necessário que a mulher atinja 86 pontos e o homem 96 pontos. Essa pontuação deverá ser obtida através da somatória de idade e do tempo de contribuição. 

Uma vez alcançada essa pontuação, o segurado tem direito a aposentadoria em seu valor integral.

  

Mas ATENÇÃO: se só faltam 2 anos para você cumprir esses requisitos, esteja atento a essa dica!

Se você é uma das pessoas que está a menos de dois anos de preencher todos os requisitos para obtenção do benefício, há uma regra especial a ser aplicada sobre a sua aposentadoria. 

Nesses casos, quem completar os requisitos para a aposentadoria por idade ou da aposentadoria por tempo de contribuição, poderá se aposentar, mas deverá pagar um pedágio de 50% sobre o tempo faltante.

É importante destacar que somente terão direito a aposentadoria antes da aprovação da Reforma da Previdência os segurados que já tenham preenchido todos os requisitos, ou que estejam a menos de dois anos de preenchê-los. Aos demais, serão aplicadas as regras de transição.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário no post, entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando aqui, ou ligando para o telefone (47) 3027-3047. Será um prazer lhe orientar!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat